[Pausa Fashion] Sobre ter um armário compacto e ao mesmo tempo multifuncional

Na minha última aula do curso de Produção de Moda no SENAC (Estou formada!! Uhuuuu), a professora quis passar um documentário que leva o nome de “Obsolescência Programada”. Quem tiver oportunidade, curiosidade ou um tempinho livre, assista!
Resumindo, esse vídeo explica como surgiu essa Era do Consumismo louca que estamos vivendo e quais consequências isso traz pra nós e para o nosso Planeta.
Aquilo ficou matutando na minha cachola o fim de semana que se seguiu e daí veio a ideia de fazer esse post! Hehe
Como podemos fazer a nossa parte e dar a nossa contribuição para um mundo melhor, sustentável e ainda de quebra economizar umas boas dilmas? Juntando algumas coisas que aprendi, com algumas googladas na internê, montei uma listinha de coisas para se pensar antes do seu próximo ataque consumista a lá Becky Bloom! Vamos a elas:

1a – OLHE PARA O SEU GUARDA-ROUPAS COM CARINHO!
Vamos aproveitar que as festas de fim de ano estão chegando e fazer uma limpa nesse armário aí? A minha psicóloga diz que tudo que a gente não usa há mais de um ano, pode ter certeza que não vai mais usar. E não uso mesmo! kkk Então, o que fazer?


  − Doe! Passa praquela amiga que tem o mesmo gosto/tipo físico que o seu, ou pra alguém que esteja precisando!
− Se estiver com etiqueta ainda, como muita gente que conheço por aí faz (Oi!), veja a qualidade da peça e, se valer a pena, anuncie nesses sites de compra e venda pela internet, ou venda para um brechó.
− Tem aquela peça que você usa sempre e nunca consegue se desfazer, mas tá cansada da cara dela? Reforme! Tem um monte de dicas no youtube do tipo “do it yourself!”.



2a – DEPOIS DE AVALIAR O QUE TE SERVE E O QUE NÃO SERVE, ANOTE O QUE FALTA NO SEU ARMÁRIO.
Quem assistia “Tim Gunn, Guru de estilo” vai saber do que eu tô falando! rs... Ele diz que uma mulher precisa ter dez itens essenciais em seu guarda-roupas (e eu concordo com o guru). São eles: 


Fonte: http://www.insideoutstyleblog.com/2012/07/what-every-woman-should-have-in-her-wardrobe.html

Essas peças são como uma tela em branco, então dá pra ousar nos acessórios (que já falamos aqui link) e se você reparar, dá pra fazer um monte de combinações só com esses itens.

3a – NA HORA DA COMPRA...
Você tá na loja, escolheu algumas peças e foi pro provador. Aí aquela emoção toma conta de você, a roupa serviu, ficou com um bom caimento e você pensa “VOU COMPRAR!”. Oh wait! Pense primeiro em três combinações possíveis para aquela peça dentro do seu guarda-roupa. Se ela funcionar também para duas ocasiões diferentes (tipo trabalho e passeio) melhor ainda! Se atendeu às necessidades acima, pode comprar! É claro que você vai querer comprar peças diferentes e talvez um pouco mais caras e que só poderão ser usadas em um tipo de evento (porque esse tipo de peça é marcante), mas também um agradinho DE VEZ EM QUANDO não faz mal a ninguém.

4a – MOMENTO VERDE QUE TE QUERO VERDE!
Pra fechar com chave de ouro, invista em peças feitas de materiais naturais (como algodão, seda, linho, lã, etc) que duram mais, além de terem melhor caimento e serem mais fresquinhas... Pode optar também por peças que tem composição mista (natural + sintético), o que faz elas custarem menos.
Pessoas, o negócio é sério! No documentário que comentei, eles mostram que muitos países desenvolvidos mandam todo seu lixo de componentes eletrônicos pra países da África, como Gana. 
Simplesmente despejam tudo lá! É triste de ver gente andando no meio daquele mundarél de coisas, buscando algo de valor para que possa vender e sobreviver por mais um dia... Então se pudermos fazer a nossa parte, com menos desperdício e mais consciência, o mundo agradecerá... e muito! 

Pensem nisso! E boa compra consciente pra vocês!

Maisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário e pela visita!

Se seu comentário for uma pergunta, pedimos que deixe um e-mail de contato, pois não conseguimos responder comentário anônimos!

Ju e Thata

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sem firulas © Layout criado por: Algodão Doce Design
imagem-logo