Hortas Verticais

Hoje eu estava preparando um post sobre maternidade, mas para variar o texto estava ficando kilométrico...então resolvi editar e deixar para a próxima quarta. E lendo os comentários da minha última postagem sobre a minha hortinha, vi que a Thata, quer umas dicas  para quem tem pouco espaço, mas também deseja cultivar.

E como quem manda é a chefe, seguem algumas sugestões e idéias de hortinhas verticais ou para pequenos espaços. E gente, eu recomendo. Não vamos nos tornar autossustentáveis gastronômicamente do dia para a noite, mas vale a pena ter uns temperinhos em casa, para quem ama cozinhar e para animar quem ainda não é muito amiga do fogão.

Aliás, é uma delícia colocar a criançada para ajudar a plantar. Eles amam. Ainda ecoa para mim, o "muito obrigado", acompanhado de um sorriso grande e iluminado, de uma criança , quando fizemos a hortinha na escola da minha filha.

Inspirem-se!!!

A foto é da revista Casa e Jardim, como dá para perceber. Se a cozinha da casa possui uma bancada assim ou semelhante, onde as ervinhas receberão a luz do sol por pelo menos 4 horas diárias, essa é uma boa dica.
Reaproveitar latas de leite, canecas velhas ou o que tiver disponível para usar como vasos, também dará personalidade ao "canteirinho".


Essa é para quem não tem espaço meeesmo. Ainda assim funcional!!!


Fácil, não? E ainda atende as necessidades alimentares de uma família maior. Já que dessa forma dá para cultivar  vários tipos de ervas e também hortaliças. Esses canteiros podem ser feitos, inclusive com canos de pvc, jogados fora aos montes. Para qualquer muro, de qualquer casa.



Quem precisa de espaço, quando se tem criatividade?

Uma moldura de quadro, para sustentar os vasinhos, feitos com garrafas plásticas. Reaproveitamento duplo. Genial!


No lugar de sapatos...plantas!




Essa foi mostrada no Lar Doce Lar. Mais para frente vou fazer aqui em casa e apresento um breve passo a passo.

Só insisto mais uma vez na questão do reaproveitamento. Devemos sempre olhar ao nosso redor e reinventar opções. Um extrado velho, reformado, pode servir como estrutura para parafusar ou amarrar vasinhos. Pallets também podem ser transformados em jardineiras incríveis.


E até caixotes de feira podem virar lindos vasinhos...


Essas são algumas das várias idéias incríveis circulando pela internet.
Invente o seu jeito de cultivar...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sem firulas © Layout criado por: Algodão Doce Design
imagem-logo