Iniciando o meu projeto #SMSC - Seis Meses sem Compras

Inspirada pela Jana, que iniciou seu projeto Seis Meses sem Compras (acompanhe aqui), resolvi fazer o meu também. Tenho comprado muito e de forma descontrolada, logo eu, que sempre fui muito consciente com o meu dinheiro. Desandei!

Nessa semana que estou de molho, aproveitei pra fazer uma boa arrumação em casa e pra minha surpresa encontrei muitas roupas que não usava há muito tempo, cosméticos que estão próximos do vencimento e que nem foram abertos, maquiagens com pouquíssimo uso. Por baixo, contabilizei:

- 10 máscaras de cílios fechadas (tem as abertas que vou jogar fora por causa da cirurgia)

- 4 embalagens de sabonete líquidos de marcas diversas sem uso

- 5 conjuntos de Shampoo e Condicionador lacrados (e pelo menos uns 3 em uso e mais 2 abandonados)

- 3 esfoliantes para o rosto (fora os outros 3 em uso)

- Incontáveis tubos de hidratante (compro e não uso, tenho preguiça)

- 4 vidros de perfume fechados (fora os abertos)

E batons, conjuntos de sombra, pincéis, cremes, esmaltes, enfim, muita coisa. Dá pra viver sem entrar numa perfumaria por muito mais que seis meses.

Fiz uma boa limpeza no closet e vi que muitas roupas voltaram a servir (yay) e que posso fazer boas combinações sem precisar sair por aí comprando. Outras roupas vou mandar ajustar, pois estão grandes. Sendo assim, adicionei mais peças ao guarda roupa. Score!!

Devo dizer que nessa viagem fui bem mais comedida do que das outras vezes e comprei quase nada de maquiagem, algumas roupas, óculos escuros e uma bolsa (tá bom, comprei um Tablet. E os acessórios pro Tablet). Gastei mesmo com o Dudu (ai ai, l’amour…). E mesmo com ele acho que dá pra segurar nos gastos de supérfluos pelos próximos meses.

 

REGRAS:

- Compras básicas como Supermercado, fraldas, farmácia e leite do Dudu serão mantidas (porque né?). Mas mesmo assim sofrerão cortes nos supérfluos. Nada de entrar na farmácia e sair com um creminho ou encher o carrinho de supermercado de porcarias.

- Cartões de crédito e lojas saem por tempo indeterminado da carteira e só serão utilizados em casos de extrema necessidade.

- Estabelecer um teto de gastos semanais com almoço e gasolina (senão o céu é o limite)

- Toda e qualquer compra (com exceção das básicas) serão registradas aqui, com foto e valor gasto.

- Compras que não podem deixar de ser feitas (como um presente, Natal tá aí) não serão prejudicadas, mas serão bem pensadas.

- Não posso penalizar o Dudu, mas só comprarei o necessário no momento.

- Remover meu e-mail do cadastro do Privalia (se deixar eu compro lá todo santo dia). E de outros sites de compras coletivas também.

- Postar diariamente sobre o andamento do projeto, vitórias, derrotas e prováveis deslizes. Posts pequenos, drops, só pra registrar o progresso.

 

METAS:

- Abaixar a fatura do cartão de crédito. Não tem nada em atraso, mas as compras e as parcelas “pequenas” acabam se juntando em um grande parcela mensal.

- Aumentar o depósito mensal na Poupança (hoje gira em torno de 20% do meu salário)

- Com uma parte do dinheiro poupado, abrir um fundo para a próxima viagem (sem previsão)

- Abrir uma Previdência Privada para o Dudu (nunca sobra)

- Fazer um Seguro de Vida (estou esperando morrer pra falar “Eu sabia!!”)

 

BENEFÍCIO POR BOM COMPORTAMENTO:

- Se em três meses eu conseguir cumprir as metas acima, posso comprar uma coisa legal pra mim, sem abusos. Vocês que irão decidir se e o que eu vou poder comprar.

 

Na próxima segunda-feira, dia 22 de Agosto, será o primeiro dia do projeto #SMSC – Seis Meses sem Compras. Quem vem comigo?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sem firulas © Layout criado por: Algodão Doce Design
imagem-logo