Gororoba da Mama: Creme de Mandioquinha

E aí que lá em casa no inverno impera a Ditadura da Sopa! Todos amam sopa de segunda a segunda, então tenho que variar o cardápio pra não enjoar. O último projeto foi o Creme de Mandioquinha com Bacon que ficou delicioso!! Dessa vez até o marido raspou o prato.

Creme de Mandioquinha
(Rende aproximadamente 4 porções)

Ingredientes:

1 litro de água
2 colheres de manteiga
Cebola e Alho picados
5 mandioquinhas médias
3 batatas médias (a batata é opcional, mas eu adoro batata!)
1/2 tablete de caldo de legumes ou carne ou frango
Noz Moscada ralada à gosto
Bacon picado com pouca gordura (pode ser substituído por Frango em cubinhos)
Sal a gosto
Macarrão de letrinhas ou argolinha (opcional, a galera em casa ama macarrão)
3 colheres de aveia em flocos
Salsinha a gosto


Modo de Preparo:

Coloque a água pra ferver separadamente. Enquanto isso em outra panela (eu uso a de pressão), coloque na panela a manteiga, o tablete esfarelado, o alho e a cebola e a noz moscada pra dar uma fritadinha. Adicione o bacon e frite mais um pouquinho. Adicione a água fervida na panela e coloque a mandioquinha e a batata descascadas e picadas. Deixe na pressão por mais ou menos 20 minutos (se trocar o bacon por frango deixe um pouco mais) em fogo baixo. Desligue e espere sair toda a pressão antes de abrir. Abra a panela e passe o mixer no caldo para deixar bem cremoso. Acerte o sal se achar necessário. Coloque o macarrão e a aveia e tampe a panela novamente, com o fogo desligado mesmo para o macarrão não grudar no fundo da panela. Espere uns 10 minutos, abra e coloque a salsinha antes de servir.

Fácil fácil, delícia delícia minha gente! Dudu aprova!!


E olha que eu nem sou de bater um pratão!
PS: Óbvio que essa foto não foi tirada em casa, tá?

Porque o uso da aveia?

Eu aprendi a usar a aveia depois de começar a cozinhar pro Dudu. A aveia tem muitas propriedades benéficas e não adiciona sabor ao alimento. Quer ver?
Um dos importantes componentes de toda dieta saudável e balanceada, a aveia deve ser consumida diariamente, já que possui inúmeros benefícios à saúde. Mas o que pouco se comenta a respeito da aveia são as propriedades de uma substância presente no cereal: a avenina. Com ação relaxante, alivia quadros de estresse, fadiga e tensão. Outros componentes da aveia, como o amido, o ácido linoléico e a lecitina, alimentam os neurônios, que se mantém saudáveis e ativos. Já o fósforo e a vitamina B ativam as funções cerebrais.

Trata-se de um alimento completo, nutritivo e revitalizante. Meio copo (aproximadamente 30 gramas) já é suficiente para beneficiar a saúde. Além de reduzir os níveis de colesterol “ruim” (LDL), auxilia na redução de inflamações e no controle de diabetes, combate a hipertensão, aumenta o tempo de saciedade, melhora a circulação sanguínea e é excelente para a digestão.

Por causa de suas fibras, a aveia atua no intestino, inibindo a absorção de gorduras. Além disso, evita a constipação – o famoso intestino preso - e previne o câncer intestinal. Rica em nutrientes como cálcio, ferro, proteínas, vitamina E, manganês, magnésio, zinco, cobre, carboidratos e fibras solúveis, ela é encontrada em três formas: farelo, flocos e farinha.

Como a aveia não possui gosto, o ideal é variar o seu uso combinado com outros alimentos. Adicionar sobre frutas, vitaminas, sucos naturais, sopas, purês e cremes são algumas opções interessantes.
Retirado deste site aqui: http://www.destaquesp.com/index.php/Saude/Nutricao/mais-aveia-menos-estresse.html

A aveia que eu compro é da Dr. Oetker mesmo, mas aquela em flocos, que não tem os grãos.

3 comentários:

  1. Hmmm que delicia!
    Pena que meu bebê só tem 5 meses e ainda tá na papinha doce! Mas vou copiar a receita para eu fazer!
    Depois conto como ficou ;)

    ResponderExcluir
  2. Hummmm... deu muita vontade!! Vou fazer lá em casa qualquer dia desses!
    Beijos
    Fabiana
    http://2-ao-quadrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. o fase gostosa!! o dudu ta lindão! eu tb usava aveia.. beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e pela visita!

Se seu comentário for uma pergunta, pedimos que deixe um e-mail de contato, pois não conseguimos responder comentário anônimos!

Ju e Thata

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sem firulas © Layout criado por: Algodão Doce Design
imagem-logo