Carpe Diem...

Olá meninas... Como vocês estão? Eu já estava com saudade de escrever aqui e de ver seus comentários que sempre trazem um novo olhar sobre um tema que reiteradamente exponho segundo o meu foco.


Para quem já não se lembra de mim eu sou a Janaina do blog Horizonte Jafa e aqui no Sem Firulas sou encarregada da coluna Linha do Horizonte que “vai ao ar” (amei isso) todas as sextas-feiras com o intuito de falar de temas relacionados a meio ambiente e nossa postura diante dele, nossa relação com os animais e nossa influência sobre eles e claro, já que esses temas são o norte da coluna, o seu cerne sem dúvida são os valores humanos.


Pensei numa série de coisas para falar hoje. Tenho assuntos antigos e temas fresquinhos, mas este post me pediu uma espécie de re-introdução de onde paramos e do que costumávamos conversar aqui na linha do horizonte às sextas-feiras. Assim, não me restou outra opção senão falar sobre nossos valores ante a internet e a blogsfera.


Espero que este recesso que a Thata fez no Sem Firulas lhes tenha dado a chance de perceber:


1- Que a internet como ferramenta de trabalho e estudo é, sem dúvida, um grande facilitador;


2- Que a blogsfera é um lugar todo especial no qual, muitas vezes nos esquecemos do quanto é virtual e nele compartilhamos experiências, conhecemos novos produtos, acessamos vivências alheias e fazemos amizade com pessoas do outro lado da cidade, do pais, do mundo;


3- Que as palavras que usamos não só nos definem perante o leitor como também escancaram nossos valores, desejos, posições e sobretudo, não podem ser tomadas de volta. Uma vez lançadas são como o vento – sem rumo, potentes e desbravadoras. Há que se suportar as conseqüências.


Todas essas razões são incríveis benefícios trazidos pela web, mas se por conta delas nos esquecermos que:


1- A mais importante fonte de conhecimento são os livros;


2- Que nos melhoramos como profissionais em seminários, cursos e congressos;


3- Que o melhor ponto de encontro que existe ainda é aquele que há tempos escolhemos para ver os amigos, quer seja a casa de um deles, um bar, um restaurante, um parque, a praia;


4- E que amigos - amigos mesmo - são aqueles de carne e osso que sabem da nossa vida por dela fazer parte e não pelo twitter, que nos amam porque convivem conosco e não porque freqüentam nosso blog, que estão conosco sem necessidade de convite em casamentos, aniversários, comemorações e enterros e não em web-encontrinhos.


Se a isso tudo não nos atermos, teremos feito um mal uso dessa tão fenomenal ferramenta. A internet deve existir em nossas vidas para agregar, reencontrar, conhecer, aproximar e não para nos isolar do mundo material e nos prostrar em frente ao computador como quem vê a última tábua no oceano.


Não quero com esse discurso desmerecer amizades que fazemos e encontros que temos na web, mas lembrar que todas as vezes que um amigo virtual substituir o amor que temos por um amigo de longa data de ação em nossas vidas, há algo de errado com nossos valores fraternos.


Sempre que pesquisarmos um tema na web e nos dermos por satisfeitos sem abrir um livro sequer, baixamos e muito o nosso padrão intelectual e estamos mais burros do que antes da pesquisa.


Toda vez que deixarmos de participar de nossas próprias vidas, de sair com nossos amigos, de reunirmos a família em volta da mesa, de malhar, de estudar, de trabalhar, de conhecer novos lugares do outro lado do mundo ou do outro lado da rua só pra ficar em frente ao computador, um alarme dispara desesperadamente em frente aos nossos olhos para nos lembrar de viver.


Tenham um lindo fim de semana e


Carpe Diem.



3 comentários:

  1. Oi, Janaina!

    Super bem colocado isso tudo. Não dá mesmo pra abrir mão da vida offline. Até porque é nela que a gente encontra a inspiração e a fonte do que postamos e falamos aqui no mundo virtual.

    Um beijo,

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão Jana! Seja bem vinda novamente!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. LILA: Falou tudo moça! Bjn...

    THATA: É sempre um grande prazer vir aqui e interagir com teus súditos! Bjn...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e pela visita!

Se seu comentário for uma pergunta, pedimos que deixe um e-mail de contato, pois não conseguimos responder comentário anônimos!

Ju e Thata

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sem firulas © Layout criado por: Algodão Doce Design
imagem-logo