Respeito ainda que tardio...


Olá meninas... Espero que tenham tido uma semana produtiva. Desculpem-me pelo atraso nesta postagem, mas vamos lá... A notícia é tão boa que nove horas de atraso não ofuscarão a alegria dos que se importam.

Já falei bastante por aqui sobre testes em animais e suas alternativas. Quem costuma olhar para o horizonte também já percebeu que o assunto é recorrente por lá. E sempre ficou uma dúvida chata acerca de uma das maiores empresas cosméticas do Brasil - a Natura.

A empresa figura tanto em listas de éticos quanto em lista de torturadores quase que com a mesma freqüência.

Esta semana recebi uma explicação da Natura sobre sua postura em relação aos testes em animais e vou dividí-la na íntegra com vocês com a promessa de enriquecer esse assunto em minha próxima ida a São Paulo, quando pretendo visitar os laboratórios da empresa.

Ao contrário do que alguns podem pensar, vegetarianos e veganos não ficam felizes em colocar o nome de uma empresa na lista dos torturadores. Não temos picuinhas com este ou aquele. O que queremos é que os animais sejam tratados com a dignidade e o respeito que se espera tenham os que se julgam superiores.

Assim, não importa o quanto torturadora tenha sido uma empresa outrora. A partir do momento que cessou essa prática cruel, será imediatamente reconhecida. Portanto, parabéns à Natura pela postura ética e às suas consumidoras pelos produtos livres de sofrimento animal que utilizam.

Apenas uma observação: Alguns produtos da Natura não são indicados para veganos, pois há diversas linhas que usam mel em sua fórmula.

Senhores: Desejo esclarecer qual a postura da empresa em relaçnao aos testes em animais e utilização de insumos de origem animal já que o nome da Natura é encontrado tanto em listas de empresas éticas quanto em listas de empresas torturadoras.

Olá Janaina, boa tarde.

Agradecemos pelo seu e-mail.

Desde dezembro de 2003, nossos produtos não são testados em animais ou em tecidos de animais criados exclusivamente para pesquisa. Em dezembro de 2006, eliminamos também por completo estes testes em todas as etapas de pesquisa e avaliação de matérias-primas desenvolvidas exclusivamente para a Natura seja internamente como em parceiros externos.
A eliminação dos testes em animais foi alcançada sem abrir mão dos exigentes critérios de segurança de nossos produtos. Para tanto, investimos na busca, na validação e na implementação de métodos alternativos internacionalmente aceitos, como testes in vitro (em culturas de células) e posterior confirmação em voluntários humanos seguindo os preceitos éticos da Declaração de Helsinque.
Com o objetivo de difundir a eliminação dos testes em animais, incentivamos nossos fornecedores de insumos a abandonar essa prática em toda sua produção, mesmo aquela destinada a outras empresas.
Dessa forma, garantimos a segurança de uso de nossos produtos, sempre de forma ética e sem o emprego de animais.
Em novembro de 2008, a ONG PEA (Projeto Esperança Animal), uma referência neste tema, incluiu a Natura em sua lista de empresas que não testam em animais.
Se tiver interesse em conhecer as empresas que não testam em animais, acesse o nosso site www.natura.nete selecione a opção 'Sobre a Natura'. Em seguida, vá até 'Posicionamento' e após em 'Teste em animais'. Ao final da matéria terá a opção: Você pode visualizar a lista, 'clicando aqui'.

Escreva-nos sempre que desejar, estamos à disposição.
Atenciosamente,

Jean Silva.

Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor


E para os que não compreendem tanto estardalhaço por causa de simples testes em animais por pensarem que os animais existem para nos servir, segue uma explicação bastante oportuna e de fácil compreensão - a diretriz maior da filosofia de vida dos veganos:

"A vida é um valor absoluto. Não existe vida maior ou menor, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo." - Olympia Salete


Tenham um bom fim de semana...

5 comentários:

  1. Pelo twitter a empresa já tinha me respondido que havia parado de realizar esses terríveis testes desde 2003...e sinceramente eu ainda tinha as minhas dúvidas e com certeza algum preconceito por terem demorado tanto...Mas é como vc falou: antes tarde que nunca...que as demais sigam este caminho! Porque vc tem razão...ficamos felizes quando a lsta verde aumenta e não o contrário como pode parecer para os desatentos.
    Vale por mais esta!bjo

    ResponderExcluir
  2. Mto bom o post, acho esse assunto importantissimo!!
    Testes em animais está completamente por fora!

    Gostei daqui e t sigo
    Ah dps me visite tbem, e me siga se gostar ^^
    =* otimo findi!

    ResponderExcluir
  3. Há algum tempo tenho prestado mais atenção a isto quando compro produtos. Ainda mais que tenho a mania de ficar lendo rótulos enquanto tomo banho.rsrsrsrsrs

    beijocas

    ResponderExcluir
  4. é sempre legal saber que uma grande empresa como a natura resoveu assumir uma postura bacana como esta. Assim podemos ter esperança que a sociedade se tornará cada dia mais consciente.

    ResponderExcluir
  5. MARI: Pois é. Tb lamento tanta demora. Como é o caso da Unilever, por exemplo, mas quando páram, me dá um alívio imenso! Bjn...

    LI: Sempre falamos disso por aqui. Obrigada pelo elogio. Bjn...

    LIGIANI: Parabéns moça! Essa postura poupa vidas e muito sofrimento desnecessário! Só os muito insensíveis não vêem problema em torturar um animal para termos um shampoo, uma maquiagem ou um creme! Infelizmente esses ainda são numerosos. Mas os que se importam tb! Bjn...

    LUA UGALDE: Sim, querida... não sei quanto tempo ainda levaremos para isso, mas creio que conseguiremos ver uma sociedade menos crue! Bjn...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e pela visita!

Se seu comentário for uma pergunta, pedimos que deixe um e-mail de contato, pois não conseguimos responder comentário anônimos!

Ju e Thata

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sem firulas © Layout criado por: Algodão Doce Design
imagem-logo