O forno da terra...

Olá meninas... Espero que tenham tido uma semana produtiva.

Hoje vamos falar um pouco sobre um fenômeno que já conhecemos bem de perto e como as temperaturas já estão aumentando por aqui, temos que trazer novamente aos debates de solução a questão do aquecimento global.
O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão. Um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.

Acompanhamos com certa freqüência pela televisão, pelos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.

A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumentou consideravelmente nas últimas duas décadas, furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo rapidamente, fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas e ameaçam a vida de animais que vivem nos pólos.

O que pode estar provocando tudo isso? Não obstante os debates supra citados, grande parte da cominidade científica aponta para uma relação direta de tais eventos com a atuação do homem.

O aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos
e mesmo que grandes alterações climáticas e extinções em massa tenham ocorrido antes na história da terra, o processo que presenciamos é muito mais rápido.

Pesquisadores do clima mundial afirmam que este fenômeno está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis na atmosfera. Tais gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Eles absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor
.

O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências por todo o planeta.


Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.


Simulações climáticas mostram que o aquecimento ocorrido de 1910 até 1945 pode ser explicado somente por forças internas e naturais (variação da radiação solar) mas o aquecimento ocorrido de 1976 a 2000 necessita da emissão de gases antropogênicos causadores do efeito estufa para ser explicado. A maioria da comunidade científica está atualmente convencida de que uma proporção significativa do aquecimento global observado é causado pela emissão de gases causadores do efeito estufa emitidos pela atividade humana.

Muito bem... já que nossa atividade tem degradado o planeta e nada temos feito de efetivo para bloquear esse processo, é bom que tenhamos um pano B!

Para onde você pretende ir quando a destruição não puder mais ser barrada? Você já tem uma área adequada para receber sua família em outro planeta? Já falou com deus para que ele, de seu trono, impeça a completa degradação e ele se comprometeu em fazê-lo oportunamente? Já sabe como fará para manter a alegria enquanto seu filho cresce num planeta sem natureza, sem sazonalidades e sem oxigênio? Já encomendou sua máscara cor de rosa cravejada de cristais para combinar com a bolsinha chanel feita de pele de novilho em fase de aleitamento?

Se ainda não fez nada disso, talvez o ideal mesmo seja fazer uma única coisa que está ao alcance de todos - parar e pensar!

É certo que somente acordos internacionais seriam capazes de propôr uma política de redução nas emissões de gases estufa em grande escala e a adesão de nações é o que, de fato, determina quanto tempo ainda teremos ar para respirar. Entretanto, é um erro colossal nos colocarmos em posição de pobres coitados que força alguma têm para nada. As nações são comandadas por homens que, na maioria das vezes, são eleitos pelo povo que, quase sempre abandonam sua cidadania no momento em que guardam o título de eleitor e o comprovante de votação no armário para daqui a quatro anos.

Cada um de nós tem plena responsabilidade no que se mostra profético ao planeta e cada um de nós tem que perceber que cidadania não tem hora e lugar pré determinados para exercício. Somos todos atores nesse processo e como tais, temos o dever de fazer valer o melhor para as gerações vindouras e não permitirmos que homens sem visão de futuro e com olhos voltados tão somente para mensalões, dólares em cuecas, bolsas e meias e valeriodutos façam o que querem com o ar que todos nós respiramos, com as matas que desaceleram o aquecimento do planeta em que todos nós vivemos!

Podemos sim fazer muito pelo meio ambiente: em pequenas e grandes ações. De manter o nosso carro regulado a votar com consciência. Cobrar das autoridades constituídas que se posicionem favoravelmente à vida e à sustentabilidade. Levar ao poder somente os que demonstram, de forma cabal, seu comprometimento e não se atenham a simples falácias enganadoras de povo matuto. Tenho visto isso nos últimos oito anos a dar com o pau!

Pensem, repensem e pensem novamente antes de fazer uma grande bobagem no domingo e lançar, mais uma vez, o Brasil em quatro anos de total contradição entre discurso e atos. Vejam bem se quem promete metas ambiciosas de despoluição não são os mesmos que pretendem explorar o pré-sal a todo custo (combustível fóssil e altamente poluente); se quem se diz comprometido com a redução do desmatamento não é também quem apoiou a nefasta reforma em nosso Código Florestal que autoriza a ocupação de mananciais e anistia os desmatadores. Não seriam os mesmos que tornaram impossível a estada de Marina Silva no Ministério do meio ambiente e a fritaram até o expurgo de seu partido político? Sei que não é comum, mas eu não me esqueci da luta entre a então ministra das minas e energia e a então ministra do meio ambiente, da qual esta saiu desfavorecida em nome de um golpe já há decadas conhecido pelos que lêem e compreendem que leram.

Pensem bem, pois o homem que se diz tão inteligente e superior aos animais, costumeiramente age como gado - é marcado e tocado ao sabor dos delírios de seu pastor. Mas se assim o é, convém que também se perceba. Só quem já viu o estouro de uma boiada é que sabe a força que o rebanho tem e que, infelizmente dela não tem consciência!

Neste domingo, você pode deixar de ser tocado e tomar para si a força que tem! Bom voto e Boa sorte à todos nós...



"Se as portas da percepção fossem abertas, o homem veria as coisas como são: infinitas." William Blake

assim como a força dos que pensam...

5 comentários:

  1. menina

    fortaleza tá derretendo!

    ResponderExcluir
  2. Bom, legal em levantar esta bola...consciencia é importante.
    O fato é que consciencia não se adquire com "bolsas família", só com estudo. Mas a atitude de "estudar" é antagonica a de "ignorar". O Brasil caminha errado, abraçado com a ignorancia.
    E, "sem mais firulas", neste fim de semana só existe um candidato em quem votar. Não que vá resolver todos os problemas mas o único com capacidade de, pelo menos, reconhecê-los.
    Não temos mais a Marina, votar consciente, votar verde, é votar no SERRA. É votar contra a ignorancia.

    ResponderExcluir
  3. é uma pena q todos saibam disso. Q digam q temos q melhorar aki e ali, mas efetividade é pouca. As pessoas ja estao melhorando, mas ainda falta MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO pra chegar ao ideal!!

    Mandou benzao no post!!

    Bjss

    http://estilodistinto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela postagem incrível. E parabéns, especialmente, pelo penúltimo parágrafo...ainda vou utiliza-lo em alguma postagem...genial!

    ResponderExcluir
  5. Arrasou de novo! Já comentei no horizonte mas não resisto em comentar aqui tb. E pra variar o povo brasileiro mostrou do que gosta: corrupção, burrice e ladroagem. Triste é que quem paga imposto não elege ninguém nesse país! E o que seria desse país sem quem paga imposto? beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e pela visita!

Se seu comentário for uma pergunta, pedimos que deixe um e-mail de contato, pois não conseguimos responder comentário anônimos!

Ju e Thata

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sem firulas © Layout criado por: Algodão Doce Design
imagem-logo