Brigadistas: anjos da natureza!

No domingo passado, o Fantástico exibiu uma matéria sobre os incêndios que estão ocorrendo no Brasil. A reportagem menciona o arco de fogo, o Tocantins, Marcelândia, um pouco de tudo o que vimos incansavelmente nestes dias. Um fogo que não pára de queimar, um fogo que já destruiu desde casas e estabelecimentos comerciais, até e, principalmente, grandes reservas. Devastando o habitat de inúmeros animais, tornando o ar seco e a qualidade de vida indigna.



E no meio de tanta tragédia, num cenário desumano, para homens e animais, existem os brigadistas: seres-humanos que se dedicam a apagar todo esse fogo, normalmente e evidentemente provacado pelo homem, pecuaristas interessados em transformar o planeta num grandioso e rentável pasto, para que possam ganhar cada vez mais dinheiro e acumular fortunas que apenas eles vão torrar, em atividades e supérfulos tão inúteis quanto suas próprias existências.

Enquanto isso homens e mulheres de distintas origens chegam a trabalhar árduas 12 horas por dia, para apagar o fogo, para interromper este inferno que prejudica todo mundo!

Eles são incansáveis e nem sempre reconhecidos, porque nossa sociedade valoriza duvidosos personagens, qualifica quem usa terno e sapato de couro, remunera bem que nem sempre desempenha um bom trabalho, valoriza status e descarta o verdadeiro valor.

E através deste post, escrito pela maria ninguém que sou, presto minha homenagem a essas pessoas que de fato trabalham, com força, coragem e vontade, que alteram cenários, que salvam animais, sim! E para mim isso muito importa!

Obrigada a vocês, brigadistas! Desejo-lhes o melhor, uma recompensa que lhes esteja a altura!

E tenho certeza, o Planeta lhes será grato, eternamente.

E se há os bandidos espalhados e vestidos com todos os tipos de uniformes...há também os bons moços, sem o arquétipo de telenovelas, sem a mesmisse da vida que não gera: seres-humanos de carne, osso e alma valiosa.

Obrigada, mais uma vez!

4 comentários:

  1. Parabéns pela bela iniciativa!!
    Tô cansada de ver "gentinha"ser chamada de heroi na TV e quem merece de verdade ser esquecido!!
    Superhiper de parabéns!!
    Beijos coloridos!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O mais triste pra mim é que não vejo o real e justo valor sendo dado a esses homens. Sim. Eles deveriam ter salários muito maiores do que os que têm. Deveriam poder morar em casas melhores. Ter carros melhores. Mandar seus filhos para melhores escolas. Noto diferenças extremas nas mínimas coisas entre países subdesenvolvidos e países de ponta. A valorização de quem merece valor é uma dessas coisas corriqueiras.

    Se fizermos uma lista de seriados de tv da warner, por exemplo, veremos que a maioria deles mostram a rotina de categorias profissionais. Ressaltam o valor de médicos, policiais, bombeiros, paramédicos, professores, escritores, etc. Não consigo deixar de comparar às novelinhas brasileiras que giram sempre em torno de fulaninha apaixonada por fulaninho que traiu ciclaninha e é o amor da vida de beltraninho! QUE LÁSTIMA!!!!

    Na vida real tb não é diferente, já que os atorezinhos que interpretam esse vômito todo ganham fortunas enquanto bombeiros, médicos, policiais, professores passam por dificuldades básicas de sobrevivência!

    Mas tudo bem... a República das Bananas é o país do futuro, não é? Que futuro será esse?

    Excelente post pra variar, Mari..... Bjn....

    ResponderExcluir
  4. Meu marido é bombeiro. Nesse mês agosto ele passou a maior parte do tempo apagando fogo do que em casa.
    O salário melhorou, é verdade, mas nem de longe paga o estress e o sofrimento de quem trabalha como bombeiro.
    Ficam dias no meio do mato, dormindo ao relento, péssima alimentação, escassez de água e o trabalho árduo (apagar fogo com abafador e carregar uma bomba costal de 30kg).
    No último trabalho foi para uma serra que estava pegando fogo, e nem tinha água para beber. Foram almoçar as 17hs e tiveram que tomar água de um caminhão pipa. Resultado - todos passaram mal com diarréias e vômitos.
    E pensar que um politicozinho qualquer ganha 20.000,00 (10x mais que um bombeiro) para não fazer nada.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e pela visita!

Se seu comentário for uma pergunta, pedimos que deixe um e-mail de contato, pois não conseguimos responder comentário anônimos!

Ju e Thata

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sem firulas © Layout criado por: Algodão Doce Design
imagem-logo