68 Homens Catalãos! Orgulho para a Humanidade!

Olá meninas... Espero que a semana tenha sido de grandes realizações...

Esta semana, no meio do mar de más notícias que teimam em nos assolar quando falamos de respeito à fauna e flora e ao direito difuso de cada ser humano a um meio ambiente sustentável, temos algo a comemorar, pois que aponta à evolução.

O Parlamento Catalão aprovou nesta quarta-feira, com 68 votos a favor, 55 contra e nove abstenções, um decreto de proteção dos animais que implica na proibição das touradas na região, que fica no nordeste da Espanha.

A lei entra em vigor a partir de 2012. Com a decisão, a Catalunha torna-se a segunda região espanhola a proibir a prática, depois das Ilhas Canárias, em 1991.

O projeto surgiu por meio de uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP), procedimento legislativo similar a um misto de dois de nossos institutos: a ACP (ação civil pública) e a AP (ação popular), apresentada àquele Parlamento em dezembro de 2009 por grupos de oposição às touradas.

Simpatizantes e opositores estavam mobilizados desde terça-feira, aguardando uma votação que prometia ser acirrada. Esta virou uma questão política na região onde, segundo o jornal madrilenho El Mundo, “a ideia é extinguir tudo o que for espanhol”. Pois bendita e rápida seja tal extinção, já que ignorância não pode ser chamada de cultura, nem na Espanha, nem em lugar algum do mundo. As touradas são uma tradição horrenda, torturadora e desrespeitosa à vida e à solidariedade que se espera de seres humanos. Em nenhum momento representam "cultura" - apenas expressão de selvageria.

Nos últimos dias, o tema foi recorrente na imprensa conservadora do país, que via na possível proibição uma vontade de revanche dos políticos catalães, depois de uma recente decisão do Tribunal Constitucional que retirou certos aspectos do estatuto de autonomia da região.

Opositores das touradas, cada vez mais numerosos na Catalunha e apoiados por poderosas organizações internacionais de defesa dos animais, relembram que esta tradição está perdendo força na região, onde apenas a Praça Monumental de Barcelona continua a organizar eventos do tipo.

O setor gera cerca de 40 mil empregos e rende bilhões de euros por ano, mas desde 2009 vem sentindo os efeitos negativos da crise econômica.

Inúmeras regiões espanholas, inclusive Madri, anunciaram, assim que se iniciou o debate catalão, suas intenções de inscrever a tourada como “patrimônio cultural”, com o objetivo de proteger a tradição.

Realmente todo progresso é rodeado de retrógrados agarrados a tradições que ninguém sabe de onde vieram, porque existem e nem para onde vão. Certo apenas é que as que se contrapoem aos sentimentos mais nobres do homem, seguem seu caminho ralo abaixo, ainda que lentamente, carregando consigo o caráter (ou a falta dele) dos torturadores e seus simpatizantes - que podem se julgar melhores, mas que possuem o mesmo cerne criminoso.


O que diferencia homens de monstros não são as armas que empunham, mas o sentimento que move suas mãos. O prazer em torturar e matar está muito distante do que se pode chamar "Homem"!

Meu mais sincero desejo de alegria, prosperidade e sucesso aos 68 Homens que compoem o Parlamento Catalão e as outras centenas de milhares de Homens que estão ao redor dessa mesma luta! Meu mais absoluto desprezo e toda a minha náusea aos 55 torturadores, 9 covardes, e outras centenas de milhares de assassinos camuflados em tradicionlistas!

Bom final de semana...


15 comentários:

  1. Nossa, eu não consigo nem olhar, ler direito sobre isso. O homem é um ser cruel e ridículo. Tenho nojo deles, tenho nojo até de mim. Uma coisa é precisarmos dos animais para nos alimentarmos (coisa que quero parar) mas agora matá-los e faze-los sofrer por DIVERSÃO? Isso não existe. Que Deus os perdoe e me perdoe por dizer isso mas eu SEMPRE torço pra que algum desses touros mate um infeliz desse. Adorei aquele que tomou uma bela chifrada na garganta.

    Que bom que temos uma boa notícia dentre tanta desgraça.
    Depois querem saber porque o mundo está do jeito que está.

    Beijos. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMO PERFEITO, FENOMENAL....
    AINDA EXISTEM PESSOAS QUE NÃO TEM O CORAÇÃO DE PEDRA....

    AMEI A POSTAGEM...
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. As touradas são uma prática covarde, imbecil, primitiva e deplorável. A concordancia com ela torna a quem concorda igualmente covarde, imbecil, primitivo e deplorável. Fico feliz pela restrição mas acho decepcionante o quão lento avança um tema tão óbvio. em um país que se diz "tão" próspero e evoluído. Pior cego é quem não quer ver.

    Parabéns pelo POST!!!

    ResponderExcluir
  4. adoorei seu blog !


    comenta?
    www.coisa.demenina.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu post, gostei bastante! Bom saber que ainda existem pensamentos assim.
    Beijos, bom final de semana.

    Está rolando um sorteio lá no blog, participa ;)

    ResponderExcluir
  6. Jana, fiquei tão feliz. Nem tudo está perdido.

    Por outro lado, o povo ainda é ignorante e em outros locais ainda é uma festa a tourada, assim como brigas de galos, culinária regada a sangue, rodeios. cultura espanhol é, assim como várias outras, nem vergonhosa no sentido das touradas. Mas nada fica impune nessa vida, né? Atualmente eles estão vivendo uma das piores crises, piores desempregos, piores quedas de renda da históriua. De uma forma ou de outra, todos que causam sofrimento, sofrem. Ainda bem.

    Só é uma pena que esse fato não sirva para mudar a cabeça das pessoas. Vejo pessoas próximas a mim comentando que touradas são horríveis, por exemplo, mas são pessoas que não castram seus animais, são pessoas que compram animais aoi invés de adotá-los, e coisas do tipo. Não há diferença entre a compaixão e a crueldade, seja ela sangrar um touro até a morte ou deixar sua cachorrinha fofinha com pedigree se reproduzir feito um coleho em uma sociedade que não sabe cuidar de seus animais e que os abandona nas ruas.

    Enfim, é uma droga


    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esta novidade! Há mto tempo achava que as touradas era uma prática cruel com os pobres animais e odiava quando assistia algo a respeito. Fiquei feliz com a noticia!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ei linda! adorei o blog! Muito obrigada pela visita!
    beijoooos

    ResponderExcluir
  9. Pois é Jana, há duas semanas atras postei no meu FAcebook uma foto do touro na Espanha enfiando o chifre num toureiro (bem nos testículos do individuo) e escrevi: Dá- lhe Touro!!! Estou sempre na torcida por vc...
    E essa noticia pra mim é mais um sinal de que a minha torcida não está só... que bom!!!!
    Vamos respeitar os animais!!!!! Peloamordedeus!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. So faltou aquela foto do toureiro idiota empalado pelo touro.

    Palhaçada isso, viu.

    ResponderExcluir
  11. É muito triste que o ser humano que DEVERIA ser um ser PENSANTE, apóia e incentiva esse tipo de crueldade.
    Patrimônio cultural onde né? Desde quando é cultura ter atos malvados assim com animais? É triste que nem todos os seres saibam ser HUMANOS.

    ResponderExcluir
  12. VIVIAN OLIVEIRA: Eu te compreendo perfeitamente, querida. É mesmo muito difícil e desagradável ver essas fotos e ler sobre assuntos similares. Eu tb não me sino bem com isso, mas infelizmente é necessário para que não nos esqueçamos que não vivemos num mundo cor-de-rosa e se ele assim não o é, temos grande responsabilidade nisso - tanto em suas mazelas já existentes como no dever de mudá-las! Quanto a vc comer carne, vá com calma sempre e tenho certeza que conseguirá parar. Não precisamos da carne, mas o costume alimentar não é facilmente mudado. Páre aos poucos, diminuindo os dias da semana em que vc consome, depois o tipo de carne, primeiro a vermelha, depois as aves e por último os peixes. Só então, caso deseje parar tudo, virão os ovos e depois o leite. Creio que se vc levar pelo menos 3 meses em cada etapa desse processo, terá reeducado seu organismo e abolido, de vez, a crueldade do seu prato! Paciência e perseverança! Fico muito feliz por seu anseio e sou certa que conseguirá! Bjn...

    JANA: Maravilha né? A vida realmente não teria nenhuma justiça se somente os torturadores e assassinos recebessem boas notícias! Bjn...

    SLOW FOOD: Sem dúvida... a evolução é muito demorada! Creio que tenha a mesma velocidade da capacidade humana de aprender. Somos mesmo lentos demais. Ainda mais quando se trata de prazeres nossos e direitos dos outros! Somos muito bons, desde que nossos interesses estejam acima! A natureza humana realmente é péssima! Bjn...

    OFICINA CHIC: Obrigada, querida. Bjn...

    BONITAS E BACANAS: Sim, querida... não há mesmo qq diferença em atacar de forma cruel o touro numa arena ou conduzir um boi para o corredor de um matadouro. Não castrar os animais de estimação, deixá-los se reproduzir nas ruas, abandoná-los, comprar animais (que horror) e outras práticas tão comuns e "aceitáveis" em nossa sociedade! E justamente por vivermos nesse tipo de ambiente é que notícias como essa me soam como canção de anjos em meio ao purgatório e me fazem sustentar a esperança de prover e receber outras tantas de teor similar! Por todos os protetores que tanto sofrem, pelos animais que padecem todos os dias! Bjn...

    LILITH: Um beijo...

    LULITAS: Eu também mostro o meu lado primitivo quando um toureiro é ferido ou morto! Que alegria!!! Infelizmente isso não poupa a vida daquele touro, mas pelo menos é um assassino a menos sobre uma terra de tantos outros! Bjn...

    STEPH CICILIATTI: Pois é, aquela foto é uma das poucas de touradas que me dão uma certa sensação de justiça! Bjn...

    MAQUIAGEMDEPRINCESA: Verdade! É da natureza do homem ser péssimo e se vangloriar disso que se fosse algo maravilhoso! Se tem um bicho sobre a terra que necessita de rgente evolução, não tenho dúvida de que é o homem! Evolução moral - a mais difícil delas! A que precisa de justamente aquilo que o homem não tem - senso de responsabilidade e de solidariedade! Bjn...

    ResponderExcluir
  13. Eu tb não suporto isso, muita maldade!!!!

    Depois vai no nosso blog, temos um selinho pra vc lá!!
    http://voudeblush.blogspot.com/p/selinhos.html

    ResponderExcluir
  14. É ótimo saber que o progresso chega, cedo ou tarde, mesmo nos lugares mais "atrasados". Ainda bem que a ética e a solidariedade prevaleceram, vida longa a aqueles que tiveram a coragem de se opor a um costume tão bárbaro! E a vcs do blog, meus parabéns por sempre trazerem notícias do tipo, o que faz com que meu coração se abrande por alguns momentos, mesmo diante de tanta maldade que ainda insiste em ser praticada no mundo contra os inocentes.
    Bjo grande!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e pela visita!

Se seu comentário for uma pergunta, pedimos que deixe um e-mail de contato, pois não conseguimos responder comentário anônimos!

Ju e Thata

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sem firulas © Layout criado por: Algodão Doce Design
imagem-logo