Receitinhas caseiras

Enfim, vou fazer uma postagem leve e amena para as meninas que curtem umas aventuras caseiras...

Minha primeira dica é um esfoliante caseiro a base de fubá e mel. Bem simples de fazer. Você mistura um pouco de cada, até ficar uma pastinha bem homogênia e aplica na pele com movimentos circulares. A pele fica maravilhosa, o custo é baixissimo e você tem a absoluta certeza de que não aplicou nada além do que a natureza nos oferece na sua pele. Faço este tipo de esfoliação há muito tempo, nem lembro de onde foi que tirei essa receita, mas uma busca na internet revelará milhares de sites com essa mesma receitinha. Eu adoro, minha pele fica realmente incrível depois que eu uso. E para quem tem uma pele mais sensível o aconselhado é trocar o fubá por aveia.

A segunda receitinha, eu descobri no blog A fada da Natureza, essa á para quem curte mesmo se arriscar artesanalmente. Eu ainda não experimentei, mas dada a facilidade da receita, em breve vou colocar o ensinamento em prática aqui em casa.

Sabonete líquido caseiro

1 litro de glicerina
3 litros de água filtrada
Essência de sua preferência (mais ou menos 30ml)
Pote com tampa

Misture tudo e mexa com uma colher de plástico. Atenção: a colher não pode ser de madeira ou pau.
Esta prontinho seu sabonete líquido.

Bem fácil, não? Acho que vale a tentativa.

A terceira dica é para a limpeza doméstica, aprendi a deixar o álcool perfumado com cravo, canela e limão. Você acrescenta esses ítens numa garrafinha de álcool de 1 litro e deixa curtindo. O cheiro fica maravilhoso, a casa perfumadíssima. Muito bom...tanto que experimentei fazer isso também com eucalipto e a próxima plantinha a entrar na dança será a marcela...que eu amo.



E falando em marcela, essa é uma receitinha da minha grande vó, costureira de mão cheia ela sempre fez travesseirinhos perfumados para mim...na hora de costurar, junto com a espuma, ela recheava os travesseiros também com marcela. Fica muuuito gosotoso. Sempre aquele cheirinho bom no travesseiro e quando você acorda e mexe os cabelos sente o perfume da marcela nos cabelos. É uma delícia. Aprovo e recomendo.

E difusores de aroma caseiros, então, super simples de fazer. Basta escolher um pote qualquer que seria encaminhado para reciclagem, usar a imaginação para deixa-lo bonito, fazendo uma pintura ou qualquer outra idéia que você tenha na cabeça. Dentro você coloca sua essência preferida e um pouquinho de álcool e os palitos podem ser reciclados também, ou de sorvete ou de churrasco. (Se forem reutilizados, vale uma lixadinha para higienizar e tirar possíveis odores). E pronto...mais um jeitinho para deixar a casa com um ar perfumado e gostoso.

Enfim...essas foram as minhas dicas...sempre valorizando o que podemos fazer e reaproveitar ao invés de comprar. Se você tem a sua...divida aqui com a gente!

6 comentários:

  1. A garrafinha do alcool e canela fica aberta?

    Jinho

    ResponderExcluir
  2. Mari, ótimas dicas!
    Vou tentar o difusor caseiro, pq adoro um cheirinho!
    Bjs querida!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Mari, amei as receitinhas!!! Vou me aventurar neste fds quando espero ter um tempinho pra ficar de papo pro ar. A esfoliação não dá pra mim, pois não consumo mel, mas as outras eu farei com certezaAproveitarei pra te visitar tb e postar sobre o senador pra ti, tá? Sorry! Correria danada! bjn...

    ResponderExcluir
  5. Thata de boa...seja a chatona franca! Fala na boa...venha no fim de semana..estamos cansados..apesar q achei fantástico q vc se trnacou no quarto. Faz isso todo dia..quem sabe ela se toca! AHHH e toda vez q vejo meu porta balas de fusquinha lembro de vc..hsuahsuhuahsua bjossssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Especialmente Gaspas - então, você abre a garrafinha, coloca o cravo, a canela e as gotinhas de limão, fecha de novo e deixa curtir, quanto mais tempo curtindo, mais o cheiro fica no álcool, que alías vai ficar bem amarelinho. Aqui em casa...os guarda-roupas tendem a ficar com cheiro de mofo...comecei a passar este álcool por dentro...e melhorou bastante. E o cheirinho é maravilhoso!


    Thata - que bom que gostou...Tb vou fazer os difusores, com a participação da minha filha artesão mirim, para presentear as várias mães e avós da família...

    Jana - entendo os seus motivos para ñ consumir mel. Minha família tinha um contato de um tiozinho que fabricava no próprio sítio, pq devo admitir dos industrializados eu não sou muito a favor tb. Mas a esfoliação eu já fiz só com fubá e água e minha pele ficou satisfatoriamente macia. Não sei o que especialistas diriam, mas o poder de esfoliação, acredito eu, esteja no fubá...portanto para mim deu certo. E divirta-se no seu final-de-semana artesanal...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário e pela visita!

Se seu comentário for uma pergunta, pedimos que deixe um e-mail de contato, pois não conseguimos responder comentário anônimos!

Ju e Thata

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sem firulas © Layout criado por: Algodão Doce Design
imagem-logo